instagram.png
facebook.png
linkedin.png

Acolhimento Social Humano

logo Ena.png
logo_ash_memorial.png

O ENA, Espaço Nossa Ancora, há 17 anos, atende gratuitamente pessoas enlutadas, oferecendo cuidados terapêuticos essenciais para auxiliar no processo de luto e na reestruturação da vida após a perda de um ente querido. Agora, diante da pandemia causada pelo COVID-19, que tem feito tantas vítimas, o ENA se expande, colocando seus serviços em plataformas digitais, para prestar seu suporte especializado aos enlutados.

O Ash Memorial se orgulha de ser um apoiador e parceiro do ENA em sua importante missão.

O que fazer diante da devastação da perda, sem direito à despedida?

O vírus da Covid-19 tem se mostrado um adversário implacável em todo o mundo. Embora a comunidade científica esteja unida em busca de uma vacina ou tratamento eficaz que possa trazer esperança e o nosso cotidiano de volta, ainda não temos garantias de que esse dia esteja próximo.

Essa doença é impiedosa com a pessoa infectada e conduz toda a família a uma jornada de desespero, pois algumas etapas do luto, fundamentais no processo de aceitação da perda, estão sendo suprimidas. O protocolo atual impede acompanhamento no hospital, impõe suspensão de velórios e sepultamentos rápidos - sem a presença de familiares ou com poucos, à distância dos caixões lacrados. Se não bastasse, ainda existe a falta de amparo e conexão emocional, decorrentes do distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde. Essas medidas são importantes para a contenção da pandemia, mas constituem uma trajetória de dor e sofrimento que vem acometendo milhares de famílias e têm tornado ainda mais difícil se despedir do ente querido.

A morte por Corona vírus é cruel e desampara. A vítima, que até pouco tempo atrás não tinha perspectiva imediata da morte, não terá ninguém íntimo (com vinculo afetivo) presente para segurar a sua mão em seu último suspiro, e, se tiver, estará de luvas e máscara. Para a família, a perda repentina sem a devida despedida, irá trazer complicações emocionais e físicas que podem causar danos irreparáveis, desestruturando suas vidas. Nessa hora, é fundamental ter um acompanhamento profissional adequado e uma rede de apoio sustentável que possa acolher a pessoa/família enlutada.

 

O ENA (Espaço Nossa Ancora) é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) que atende gratuitamente enlutados há 17 anos, com uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas, tais como: Serviço Social, Psicologia, Saúde, Educação e Direito.

Utilizando uma metodologia que foi aprimorada ao longo dos anos, o ENA, chega na vida do enlutado para acolher e ajudar nos processos que envolvem a superação das fases do luto.

COMO FUNCIONA?​

1. Brasileiros em qualquer lugar do MUNDO poderão se inscrever através do formulário no site.

  2. Um técnico da equipe agendará o primeiro atendimento de escuta e            acolhimento.

3. Utilizando uma plataforma SEGURA, será feito essa primeira conversa via vídeo ou telefone na plataforma.

 

4. Inicialmente o atendimento será individual, para que possa ser feito uma avaliação sobre a demanda (tempo do luto, condições cognitivas e emocionais e disponibilidade para participar do grupo).

 

5.O enlutado poderá ou não ser encaminhado para o grupo. Isso será analisado pelo técnico que fará os primeiros atendimentos, que serão combinados com a pessoa, o dia e o horário para esse acompanhamento.

 

6.Inserido no grupo de apoio e convivência, na plataforma online, serão 06 encontros semanais, com no máximo 05 pessoas cada grupo, com 1 hora e meia de duração, no dia e horário combinados previamente com os participantes.

 

7. O grupo é fechado, não podendo entrar novos participantes durante o seu andamento.

REFERENCIAL TEÓRICO DE APOIO

Além da metodologia citada por Elizabeth Kubler-Ross, e por outros autores, dentre Collins Parkes psiquiatra inglês e Maria Helena Pereira Franca, psicóloga do laboratório de Luto da USP, contribuem com a experiência em intervenção em luto.

img150283097617
img150283097618 - Copy
img15028309768
img15435140224
img15028309762
historia
Para se inscrever e receber
Atendimento Profissional Gratuito preencha o formulário abaixo:
Saúde: Realiza algum acompanhamento?
Motivo para o Atendimento:
Qual o melhor periodo para agendarmos o atendimento?

Obrigado pelo envio!
Em breve um agente entrará em contato para agendar seu atendimento.

logo Ena.png

Devido à demanda de brasileiros em vários estados e em outros países, vimos a Necessidade de ampliar os atendimentos para plataformas digitais, no entanto como o Ena não possui nenhum fundo financeiro, contamos com a sua ajuda!

COM a arrecadação, pagaremos os equipamentos necessários como headset (fone e microfone para utilização durante atendimento), computadores, plataforma online, internet, desenvolvimento do site, material de apoio e divulgação para os que precisam, entre outros.

Faça Parte deste Movimento!

Para mais informações ou doações ao ENA (Espaço Nossa Ancora),

acesse o site: clique aqui.